Franquia Social

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O Projeto CASA DA CRIANÇA surgiu em 1999 e vem ampliando suas ações e multiplicando ideias através da sua Franquia Social, uma equipe de voluntários que representam o Projeto nos diferentes estados brasileiros.


Os grupos recebem treinamento até estarem aptos a integrar a rede, hoje composta por mais de 50 profissionais ativos em 16 estados, espalhados em todas as regiões do País. Os voluntários ainda recebem assessoria permanente.


O grupo de Franqueados Sociais é formado por quatro profissionais em cada cidade. Dois deles devem ter formação em arquitetura. Os franqueados aplicam a tecnologia desenvolvida “Franquia Social do Projeto Casa da Criança” e recebem assessoria permanente durante todo o processo de implantação.


A Franquia Social é cedida sem qualquer custo, e, para adquiri-la, o grupo deve participar de treinamento realizado anualmente, que envolve entrevista individual dos participantes, apresentação do Projeto CASA DA CRIANÇA e avaliação dos participantes. A ideia é padronizar as várias ações dos franqueados localizados nas diferentes regiões do País, com o objetivo de aumentar a credibilidade e eficácia do Projeto.


A coordenação nacional está sediada no Recife (PE) e acompanha todas as etapas do trabalho, desde a análise e definição da instituição, até a aprovação do projeto arquitetônico geral, lançamento do Projeto, acompanhamento da obra e inauguração do espaço. Após um ano de trabalhos bem sucedidos, os franqueados podem renovar o contrato com o Projeto, realizar reformas e dar continuidade ao processo de multiplicação das equipes, através de treinamento e supervisão de novos grupos que implantarão o Projeto em outras cidades.


Dentre as assessorias realizadas durante o ano às Franquias Sociais destacamos:

  • Apoio dos Patrocinadores Nacionais
  • A Coordenação Nacional, sediada no Recife (PE), contribui captando Patrocinadores Nacionais de produtos para doação de material às obras realizadas pelas Franquias Sociais.

  • Escolha das Instituições
  • A Coordenação Nacional avalia a documentação jurídica e analisa dentre as unidades pré-selecionadas pelas equipes dos Franqueados aquela que mais atende aos requisitos indicados na Franquia Social e a definição da unidade se faz apenas quando da visita de um integrante da Coordenação Nacional à respectiva unidade.

  • Supervisão de Franquias Sociais
  • A Coordenação Nacional disponibiliza um profissional que supervisiona as Franquias Sociais contribuindo com seu desenvolvimento. Esta supervisão é realizada pelo profissional na sede nacional, no Recife, que acompanha todas as etapas inerentes à realização do projeto, como eventos, assuntos jurídicos, contábeis, arquitetos, obras, solicitações de materiais aos patrocinadores nacionais, dentre outros.

  • Gerência de obras
  • A Coordenação Nacional também acompanha as obras e realiza visitas durante o período efetivo das mesmas em todas as cidades.

  • Apoio Mobilização
  • A Coordenação Nacional se faz presente nos eventos mais relevantes, a exemplo dos lançamentos e inaugurações, com a responsabilidade de contribuir com a mobilização do respectivo Estado.

  • Apoio de Comunicação
  • Com base no Manual de Comunicação, o qual faz parte da metodologia da Franquia Social do Projeto CASA DA CRIANÇA, a Coordenação Nacional disponibiliza um profissional (comunicador visual) que contribui com o material de comunicação específico de cada Franquia Social.

  • Assessoria de Imprensa
  • A Coordenação Nacional disponibiliza um profissional (jornalista) que contribui com a assessoria de imprensa específica de cada Franquia Social.

  • Assessoria Jurídica
  • A Coordenação Nacional disponibiliza assessoria jurídica que contribui com ajustes contratuais específicos de cada Franquia Social.


As Cidades e suas Franquias Sociais

A partir de 2001 iniciou-se a disseminação da Franquia Social do Projeto CASA DA CRIANÇA, sendo as cidades de Natal (RN), Maceió (AL) e Jundiaí (SP) as primeiras a serem beneficiadas com esta tecnologia social.


A cada momento, novos participantes são envolvidos no processo multiplicador promovido pelo Projeto CASA DA CRIANÇA. Atualmente, são mais de 3 mil arquitetos e decoradores, 1.500 construtoras e 30 mil empresas que participam contribuindo com a transformação de abrigos, creches, espaços para adolescentes, atendimento ao câncer infanto-juvenil, espaços educacionais e portadores de necessidades especiais, somando mais de 200 mil crianças e jovens atendidos nas mais de 50 instituições beneficiadas distribuídas em 16 cidades brasileiras (mais detalhes, clique aqui).


Treinamento da Franquia Social

O Treinamento acontece anualmente no Recife com o objetivo de repassar, às equipes interessadas em reaplicar o Projeto em suas respectivas cidades, toda a metodologia desenvolvida pelo CASA DA CRIANÇA denominado "Manual da Franquia Social", o qual consta de diversos capítulos que abordam as premissas do Projeto, a exemplo de: critérios para seleção da instituição à ser beneficiada, procedimentos de obra, eventos necessários, documentação jurídica, manual de comunicação, dentre outros. Este programa também analisa o grau de interesse dos colaboradores. Os grupos identificados como preparados são convidados a participar da Convenção.


Convenção Nacional

O evento da Convenção, que teve início em 2003, é um momento em que todos os Franqueados Sociais do Projeto CASA DA CRIANÇA trocam experiências e estabelecem as próximas metas.

Nesse evento são realizadas avaliações de todas as equipes dos trabalhos desenvolvidos, através de dinâmicas de grupo, quando são aprofundados assuntos de interesse das crianças e adolescentes socialmente desfavorecidos das diferentes regiões do Brasil.

Projeto Casa da Criança | R. Dr. Raul Lafayette, 191 - sl.703 | Boa Viagem – Recife/PE | Tel: [81] 3467-9968